sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

O MAIOR CULPADO



                

O maior culpado  

Penso que já ninguém duvida que o P. do Governo é o principal culpado por a Madeira ter chegado ao estado de miséria em que se encontra. Se hoje temos uma região super endividada que se reflete numa cidade  parada, com milhares no desemprego, com falências diárias de empresas, e cidadãos cabisbaixos e tristes deve-se à “dívida abençoada” do Dr Jardim um governante teimoso, arrogante, trapaceiro e convencido que apenas se dedicou à caça ao voto e esqueceu-se de governar. Escondeu uma dívida colossal, fez investimentos ruinosos e deixou a Madeira sem futuro. Mesmo assim continua igual a si próprio sem se preocupar com um povo que ingenuamente lhe deu 36 anos de governação para fazer tudo o que entendeu. Apesar desta maldita crise superiormente elaborada por ele mais os barões do regime e apoiado pelo seu “meio partido” continua a reiterar nos erros que colocaram a Madeira em rota de colisão. Quem não aprende com os seus próprios erros jamais aprenderá. Num desprezo total pelos que sofrem, sem emprego, sem futuro e sem pão para dar aos filhos, mantém teimosamente  os 5 milhões do jackpot para a Assembleia, os 4 milhões para o panfleto Jornal Madeira, mais milhões para a marina fantasma e conclusão de mais piscinas para juntar hás cerca de 20 que a Madeira já tem sem verbas para manutenção. O Dr. Jardim roubou a dignidade à Madeira e madeirenses e deveria, por isso, a todos pedir perdão sem sequer ousar levantar os olhos do chão quando passasse  por u m madeirense. Todos se lembram dos discursos inflamados de ódio de um homem que dizia defender- quando lhe convinha- a Madeira e os madeirenses que, por acreditarem cegamente nele, estão hoje a mendigar caridade das instituições de solidariedade. Desta vez acredito na sua saída, forçado pelos 49% dos militantes do psd-m, pelas declarações dos “satélites” que gravitam á sua volta e pelos madeirenses que começam a despertar de um sono profundo. Por tudo isto o Pr. do Governo percebeu que em 2015 apenas teria os votos da família. Até prova em contrário acredito que este homem se mantém no Governo para concretizar uma vingança mesquinha a uma  população a quem ele não consegue mais enganar, assim como aqueles militantes do psd tantos anos subservientes mas que agora ousaram levantar-lhe os olhos reivindicando um direito básico em democracia. agora vêm-se ameaçados e expulsos. Atitudes extremistas, próprias de um feroz e tenebroso fascismo ou de uma aparente debilidade mental. Se isto não é uma ditadura pura e dura então arranjem-me um termo mais apropriado. Agora, como nunca, acho que todos os madeirenses deveria ler o livro “jardim a grande fraude” para compreenderem melhor este personagem e como ele levou a Madeira a este beco sem saída. Sem hipocrisia;  desejo a estes maus governantes um Natal cheio de tristeza igual à que causaram a milhares de madeirenses e a estes o melhor Natal possível. 
Juvenal Rodrigues

Publicado no DN Funchal em 19.12.12                   

JORNALISTAS CORAJOSOS



Jornalistas corajosos  

Ao ler, no DIÁRIO, as reportagens sobre o temporal que mais uma vez fustigou o Norte da nossa, já muito, sacrificada ilha da Madeira não me contive de manifestar a minha admiração e respeito pelos jornalistas do DN, nomeadamente, Victor Hugo, Orlando Drumond e Silvia Ornelas que segundo o relatado nas reportagens arriscaram a vida enfrentando  a ameaça do temporal  para informar os leitores e prestigiar o Jornal onde trabalham. São eles que, na sombra, construem  o prestígio que o Diário hoje tem na Madeira e internacionalmente. Profissionais que a troco de baixos salários arriscam a sua integridade física enquanto certos políticos e governantes ganham dois vencimentos dos impostos que eles descontam e sem molhar os pés se deslocam ao local da tragédia para apertar a mão aos desalojados e proferir discursos demagógicos afirmando a pés juntos que não tiveram culpa nenhuma pelo que aconteceu e que a culpa é apenas do S.Pedro. Aqueles que ficaram agora privados dos seus pequenos bens devem lembrar-se que foram esses governantes que sempre afirmaram defender a Madeira e os madeirenses que contribuíram para a vossa desgraça. 
Aos jornalistas  mencionados os meus sinceros parabéns pela vossa coragem que deram origem a um bom trabalho.

Juvenal Rodrigues

Publicado no DN Funchal em 11.11.12                     

Privatização da TAP



Privatização da TAP

Quando se diz que os políticos são eleitos para defender o povo apetece-me dizer-lhes; por favor não nos defendam porque sem a vossa defesa ficamos melhor. Li no DIARIO que o deputado do PSD-m, Guilherme Silva, afirmou que a confiar na palavra do ministro da economia a privatização da TAP acautela os interesses da RAM. Mas quais interesses? Já nem servem o princípio da continuidade territorial! Acaso é interessante para a Madeira a TAP em datas assinaladas como  Páscoa,  Natal ou  Verão cobrar mais de quatrocentos euros por uma ida e volta para Lisboa ou Porto quando já se vai a Inglaterra ou França apenas por 40€ voando o dobro do percurso? Quanto a mim a TAP não salvaguarda coisissima nenhuma como ainda prejudica a Madeira uma vez que as companhias low cost aproveitam o esquema da TAP para  praticarem os mesmos preços absurdos (chamo-lhe roubo) entre a região e o continente. Estes oportunistas estão a enganar-nos descaradamente? A autoridade para a concorrência deveria se pronunciar porque isto, quanto a mim, é uma vergonhosa concertação de preços entre TAP, SATA, Transavia  e Easyjet. Basta fazer uma pesquisa na net e comparar preços.

Juvenal Rodrigues

Publicado no DN Funchal em 24.10.12                               

50 FISCAIS





Sempre considerei o psd-m um partido atípico que apenas existe para sustentar o governo da sua cor partidária quer, esse, governe bem ou mal. O resultado está à vista. Tal como os regimes fascistas estagnou, tornou-se amorfo por falta de ideias frescas e sangue novo. Deputados, Secretários e Pr. da ALM acomodaram-se a este modo de vida fácil sem preocupações porque o grande chefe, enquanto teve dinheiro, a todos contentava e calava. Militantes e maioria dos “patas rapadas”, embalados e adormecidos neste limbo, sustentaram com o seu voto esta fantasia que ao contrário dos contos fadas  acaba da pior maneira. Ironia do destino, a máquina que uma só pessoa conseguiu controlar para uma região com 260.000 habitantes precisa agora de 50 fiscais para controlar apenas os militantes do psd-m. Será que após esta guerra suja com ameaças, ódios movida por Jardim a M. Albuquerque,  os madeirenses e militantes psd-m perceberão finalmente os maus instintos do homem que comandou os destinos desta terra durante 36 anos? Já viram como é que este partido, dito democrático, funciona ? começa com ameaças de expulsão aos militantes mais ousados. Promessas vãs para  pres. de concelhia, autarcas, pres. de casas do povo e responsáveis desportivos. Sucedem-se promessas de lugares nas listas para os lugares cimeiros que dá direito a diversas cadeiras incluindo a ALM, Comissão Regional, Comissão Política e Conselho de Jerusdição não esquecendo aqueles que podem trazer mais um voto e que provavelmente terão lugares como Secretários. Pôr-se-ão ainda em bicos de pés aqueles que terão lugar como assessor de deputado. Os candidatos a líder pagarão as quotas dos militantes que apenas quiseram o cartão laranja na esperança de arranjar algum emprego  mas como já estavam todos preenchidos esqueceram-se de pagar as quotas. Agora o dilema dos militantes é apoiar o candidato certo para obter o tacho certo uma vez que até agora só existia o U.I. É deste jogo de interesses internos que poderá sair governantes sem o mínimo de qualidade para governar uma região ou um país. O desmoronar da  era jardinista  está à vista, não provocada pelos inimigos fictícios que ele apregoou mas por ele próprio que com a ganância de reinar eternamente provoca graves divisões dentro do seu próprio partido – ele e mais uns “mijinhas” chafurdões da política. Ele sabia o que dizia quando afirmava que o psd-m só rebentaria por dentro. A estratégia, bem conhecida de Jardim de jogar uns madeirense contra outros funciona agora dentro do psd.  Assim das 45 vitórias que obteve deveria até ter vergonha. Contra todas as regras fará TUDO para voltar a gabar-se de ter ganho as primeiras eleições, em 37 anos, deste democrático (?) partido. Disse e reafirmo que este homem nunca se preocupou com a Madeira  apenas pensa em ganhar eleições seja a que preço for.

Juvenal Rodrigues

Publicado no DN Madeira em 7.10.12