sexta-feira, 11 de abril de 2014

A VOZ DA OPOSIÇÃO



A VOZ DA OPOSIÇÃO
Quem diria que a Madeira mudaria tão radicalmente em tão pouco tempo! Ou melhor como os políticos do “laranjal” mudariam radicalmente de discurso logo que sentiram os seus interesses político/financeiros ameaçados. A “Autonomia XXI” fala agora a voz da oposição! Agora que o regime laranja está agonizante nascem grupos de “laranjinhas” a defenderem  posições que a oposição madeirense sempre defendeu mas que os senhores todo poderosos, tanto na A L M,  no Chão da Lagoa e nas inaugurações das espetadas e vinho seco, para agradar ao chefe, afirmavam categoricamente que os outros partidos eram uns tontos e, até achincalhavam as pessoas que pensavam diferente. Esta “Autonomia XXI” fala agora numa nova atitude e um novo compromisso democrático. Então estão a reconhecer agora que a  vossa atitude na A L M durante todos estes anos nunca prestou? Reconhecem agora que o vosso papel era fiscalizar o Governo e não ao contrário? Reconhecem agora que o vosso compromisso democrático era defender a Madeira e o Povo e não defenderem as costas de Alberto J. Jardim? Com mais ou menos floreado defendem 6 círculos eleitorais e 41 deputados quando o PS-M e outros já à muito proponham a redução de deputados. Nem sequer o voto eletrónico presencial é uma inovação porque quando o Cartão de Cidadão passou a ser emitido já contem um “chip” para esse fim faltando apenas a instalação dos aparelhos de leitura óptica nas mesas de voto. A limitação de mandatos já está em vigor a nível nacional e até na Madeira mas o U.I  baseou-se num regimento da A L M, feito à medida para contornar a lei e que se saiba os deputados do PSD-M sempre acharam bem para não desagradar ao chefe. Como querem reforçar o poder legislativo na Madeira se o vosso consagrado líder foi atolando a Madeira em dívidas até perder a autonomia financeira e política que tanto custou a conquistar? Achei imensa piada aquela do debate quinzenal com o Governo e uma unidade técnica de acompanhamento. A oposição sempre chamou o Governo a debater os problemas da região na ALM e também apresentou “N” propostas para  comissões técnicas afim de averiguar as diversas áreas, públicas ou público/ privadas onde havia sinais evidentes de má gestão e promiscuidade mas estes mesmos senhores, pretensiosamente intitulados de movimento geracional, chumbaram tudo.  Ainda que mal pergunte, onde andaram durante 40 anos os intergeracionais mentores deste grupo? Estiveram á espera do “espalhanço” do líder para aprenderem o que é  democracia? 
Senhores antigos donos da Madeira convençam-se que o vosso reinado chegou ao fim porque a maioria dos madeirenses já compraram óculos anti-poeira laranja. 
Juvenal Rodrigues
Publicado nas "cartas do leitor" do D.Noticias em 11.04.14


terça-feira, 1 de abril de 2014

UMA VERGONHA


UMA VERGONHA
 Especialmente dedicada ao "sr ministro" Poiares  Maduro pelas suas "brilhantes" declarações proferidas em 05/02/2014, acerca da sustentabilidade das reformas...
VERGONHA é comparar a Reforma de um Deputado com a de uma Viúva.
VERGONHA é um Cidadão ter que descontar 35 anos para receber Reforma e aos Deputados bastarem somente 6 ou 12 anos conforme o caso. E que aos membros do Governo, para cobrar a Pensão Máxima, só precisam do Juramento de Posse.
VERGONHA é que os Deputados sejam os únicos Trabalhadores (???) deste País que estão Isentos de 1/3 do seu salário em IRS.
VERGONHA é pôr na Administração milhares de Assessores (leia-se Amigalhaços) com Salários que desejariam os Técnicos Mais Qualificados.
VERGONHA é a enorme quantidade de Dinheiro destinado a apoiar os Partidos, aprovados pelos mesmos Políticos que vivem deles.
VERGONHA é que a um Político não se exija a mínima prova de Capacidade para exercer o Cargo (e não falamos em Intelectual ou Cultural)..
VERGONHA é o custo que representa para os Contribuintes a sua Comida, Carros Oficiais, Motoristas, Viagens (sempre em 1ª Classe) e Cartões de Crédito.
VERGONHA é que s. exas. tenham quase 5 meses de Férias ao Ano (48 dias no Natal, uns 17 na Semana Santa mesmo que muitos se declarem não religiosos, e uns 82 dias no Verão).
VERGONHA é s. exas. quando cessam um Cargo manterem 80% do Salário durante 18 meses.
VERGONHA é que ex-Ministros, ex-Secretários de Estado e Altos Cargos da Política quando cessam são os únicos Cidadãos deste País que podem legalmente acumular 2 Salários do Erário Público.
VERGONHA é que se utilizem os Meios de Comunicação Social para transmitir à Sociedade que os Funcionários só representam encargos para os Bolsos dos Contribuintes.
VERGONHA é ter Residência em Sintra e Cobrar Ajudas de Custo pela deslocação à Capital porque dizem viver em outra Cidade.
Este foi um e.mail que recebi de um amigo e passo a publicar por achar ser verdadeiro e pertinente 
Esta deveria ser uma dessas correntes que não deveriam romper-se pois só nós podemos remediar TUDO ISTO.

ATÉ A DERROTA FINAL

Até á derrota final

De derrota em derrota vai Alberto J.Jardim até à derrota final. Já em 26.09.11 eu escrevia nas “cartas do leitor” que o Dr. Jardim sairia um dia pela porta pequena sem honra nem glória. Hoje é nitidamente visível que, pior do que isso, será escorraçado qual lobo moribundo incapaz de defender-se da alcateia. De único e insubstituível passou a ser perfeitamente descartável.  Serão os  próprios companheiros de partido que outrora o bajulavam a dar-lhe a estocada final porque acabou os tempos das “vacas gordas” e assim acabou-se o respeito e a subserviência. Acabou a mania da   riqueza, que até empolou o PIB, quando faltou o dinheiro da EU. O reino do laranjal  desmoronou-se. Os que agora o apelidam de irresponsável, vingativo e teimoso  têm razão mas moralmente nenhum tem o direito de apontar-lhe o dedo já que foram coniventes  durante 36 anos enquanto lhes convinha. Agora que perceberam que o Dr. Jardim será o coveiro da Madeira e do partido com a sua filosofia muito própria “depois de mim o caos”, apareceram logo 5 candidatos receosos que a hegemonia laranja desapareça do panorama político madeirense dando lugar a uma travessia do deserto de 39 anos, tantos quantos governou.  Lembram-se  quando o PS-M, discutia lideranças e algumas divergências internas próprias de regimes democráticos e vinha o “rei” no auge da arrogância e boçalidade apelida-los com as mais imbecis alcunhas?  Porém, que eu me lembre, nunca esse  partido teve 5 candidatos à liderança de uma só vez.
Este PSD-M que por via da máquina montada ao longo dos anos por Jardins, Ramos, Mendonças, Gulhermes, Tranquadas, Pitas, Cunhas e outros, jamais rebentaria por fora, acabou por rebentar por dentro. Esta geração de madeirenses jamais irá esquecer e perdoar o estado de calamidade em que os intocáveis senhores do regime deixaram a Madeira com dívidas que nem a próxima geração conseguirá saldar. Enquanto alguns, nas barbas de Jardim, se entretinham a enriquecer, o líder subia ao Chão da Lagoa fazer guerrinhas contra Lisboa em vez de negociar os interesses da região. E ainda aproveitava para “envenenar” uns madeirenses contra os outros. Quem não aceitou vergar-se à prepotência de um U.I.,e se  atreveu a denunciar a ditad...digo, a democracia atípica deste senhor, foi achincalhado, perseguido, humilhado e sujeito a retaliações por um homem que apenas teve o mérito de gastar dinheiro que não era seu, para ganhar eleições. 
Hoje confessa-se cansado do PSD-M. Pudera, até aqueles que em tantos anos sempre estiveram calados, aparecem agora com ideias luminosas para salvar a Madeira que ele atolou! Agora já ninguém obedece ao grande chefe porque afinal ele perdeu 7 Câmaras e já não tem dinheiro nem mordomias para distribuir. Resumindo, a máquina montada para ganhar eleições começa a perder os parafusos. Até já fala em fundar um novo partido! Só se for com ovelhas e carneiros que lhe obedeçam cegamente tal como ele sempre adorou. 
Estes 36 anos de governação total só aconteceram porque muitos madeirense, por desleixo ou comodismo se convenceram que poderiam alhear-se da política e dos partidos e deixaram o Dr. Jardim à vontade. Mas creio que esta governação ensinou-lhes que jamais conseguirão livrar-se dos políticos já que são eles a condicionar toda a nossa vida para o bem ou para o mal.
Por isso no Mundo atual onde grassa a incompetência, e a ganância entre governantes insensíveis aos problemas das populações, temos que saber usar o voto e lutar pelos nossos direitos sob pena de sujeitarmo-nos irremediavelmente a uma escravatura moderna delineada à medida dos grandes “lobby” em promiscuidade com governos corruptos. Quer provas? Aqui vai! Passos Coelho afirma publicamente que o convite a Jardim para ocupar a tal “prateleira dourada” no Parlamento Europeu era para lhe dar uma saída digna da cena política. Isto seria hilariante se não fosse tão grave uma vez que atesta a promiscuidade e proteção entre alguns políticos. Então o objetivo não é colocar no P.E. alguém que defenda a nossa região? Acham que o Dr. Jardim seria a pessoa indicada depois de 36 anos de democracia deficitária com a agravante de ter colocado a Madeira na bancarrota?
É obvio que o Dr. Jardim não quer nem sabe governar num sistema democrático, sente-se bem é em regimes ditatoriais 
Não vamos aceitar que estes figurantes se sirvam do Povo para trocas de mordomias entre eles enquanto nos obrigam a mendigar um prato de sopa, à porta de uma qualquer instituição de solidariedade, para matar a fome aos filhos.
Parafraseando Mahatma Gandhi “cada dia a natureza produz o suficiente para nossas carências. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não haveria pobreza no Mundo e ninguém morreria de fome”
Basta de pouca vergonha! o Povo exige respeito dos governantes que são eleitos para gerir e defender o património de um país que é nosso e não para se servirem e servirem os amigos.

Juvenal Rodrigues 


Publicado na página “opinião” D.Notícias Madeira em 20.03.14