terça-feira, 5 de abril de 2011

A Televisão Digital Terrestre (TDT)




O que acontecerá após a entrada da TDT em Março de 2012?

A maioria das  pessoas, interrogam-se como será para ver televisão, após 2012, uma vez que o tradicional sinal analógico desaparecerá para dar lugar ao TDT.

Aqui ficam alguns esclarecimentos que servirão para as pessoas saberem o que terão que fazer.

O que acontecerá?
As pessoas que são servidas por operadoras como ZON cabo, Meo cabo, Clix etc. não terão que se preocupar uma vez que não serão nem afectadas nem beneficiadas, ou seja, continuarão como até aqui. Mesmo aqueles que têm apenas uma box na televisão  principal e mais uma ou duas televisões sem box (cabo ligado diretamente à TV) continuarão igual.

Quem ficará sem sinal?
Todos aqueles que estão a receber sinal analógico através das antenas tradicionais  chamadas de antenas exteriores e interiores, colocadas em cima da casa ou em cima da televisão ficarão sem poder ver televisão.

O que será preciso fazer?
As pessoas que eu mencionei atrás ou compram uma nova TV já preparada para TDT ou terão que comprar um descodificador para converter o sinal proveniente das tais antenas (exterior) em TDT.
Mas atenção! Uma televisão, muito antiga, que não tenha, pelo menos, uma entrada skart (ficha tipo retangular com 21 pinos) não servirá uma vez que não tem onde ligar a box descodificadora.

Quanto custa a box descodificadora para TDT?
Estas boxes variam conforme as funções que possuem indo desde 34.90 euros até 190 euros.
As mais caras são as que têm função de Record (gravação), HD (alta definição), Forward (avanço rápido) ou Rewind (retrocesso) .
As mais baratas (34.90€) são aquelas que servem apenas para descodificar o sinal e convertê-lo em TDT.

Espero ter contribuído para esclarecer as pessoas antes de comprarem antenas televisores ou boxes sem saberem ao certo o que estão a fazer.

A minha imformação é apenas no sentido de ajudar as pessoas, porém se alguém quiser confirmar a veracidade destas informações ligue gratis 800206665 (ANACOM)

Juvenal Rodrigues   

1 comentário:

  1. Boa tarde,
    Eu neste momento tenho um sistema de distribuição de sinal analógico por toda a casa a partir de uma única Antena. Existe algum conversor (digital/analógico) que eu possa colocar depois do amplificador da antena e que converte esse sinal num sinal analógico com 4 frequências distintas e saída J? ou seja que me passe o sinal digital para analógico e eu possa distribuir por toda a casa?
    Agradecia ajuda.

    Melhores cumprimentos,

    ResponderEliminar