sexta-feira, 27 de outubro de 2017

O DESMORONAR DO IMPÉRIO

O desmoronar do império

Será Pedro Calado o salvador ou

26 OUT 2017 / 02:00 H.
Definitivamente, o tristemente famoso império ditatorial que o PSD-M criou à custa de artimanhas, conluio, e trapaças chegou ao fim, acabou! E ainda bem porque regimes com 37 anos, só em ditadura ou fascismo. A alternância pode, por vezes causar dissabores mas é indubitavelmente mais justa. A partir das autárquicas de 2013 os direitos e garantias na Madeira já não são só para quem tem cartão laranja. A população acordou da letargia em que mergulhara, manipulada por aqueles mitómanos pseudo importantes que apenas conviviam com o povo 15 dias antes das eleições mas depois olhavam-nos de soslaio, com desprezo e arrogância. Os eleitores amadureceram e hoje o PSD-M passou a mendigar votos em vez de compra-los com vinho seco e espetada.
O dr. Jardim, timoneiro de um barco que meteu água durante 37 anos sem ele sequer se aperceber, vem, no rescaldo das Autárquicas de 1 de Outubro, pedir a cabeça dos responsáveis pela derrota do PSD sem lembrar que foi ainda no tempo dele que a infernal máquina laranja começou a emperrar e perdeu, de uma assentada, 5 Câmaras. Agora os madeirenses voltaram a mostrar que não cairão novamente no “conto do vigário” ao confiar novamente o destino da sua cidade ou da sua freguesia àqueles que demonstraram governar para as pessoas e não se servir delas. Compreenderam que voltar à era psd seria suicídio político, seria voltar ao confronto sem regras, ao desrespeito pela ALM, à provocação, à prepotência e à dívida escondida. Perceberam que não vivemos apenas do betão e do alcatrão e que os cuidados de saúde, da educação e da justiça social, são os pilares fundamentais do nosso bem-estar. Desde Outubro de 2013 começaram a perceber o verdadeiro significado do poder local, onde se elege os presidentes de Câmara e das Juntas de Freguesia da sua localidade, em separado do Governo Regional. Compreenderam que agora têm autarcas a defender os seus direitos ao contrário de quando o PSD era dono disto tudo, agarrava nas Casas do Povo, Juntas de Freguesia e Câmaras e metia-as nas arrecadações da Quinta Vigia para servir-se delas nas eleições seguintes.
Também já perceberam que o desnorte do atual Presidente do Governo é visível e inegável, está a deixar em estado de choque a sociedade madeirense com tantas e atabalhoadas remodelações governamentais, no mínimo, questionáveis. Dispensou o dr. Eduardo Jesus, um independente que, aparentemente, ousou incomodar o todo poderoso Grupo Sousa, para colocar em seu lugar o Dr Pedro Calado, um amigo da velha escola do PSD-M o qual, a meu ver, poderá no futuro configurar promiscuidade entre o G.R e poderosos lobby da região dos quais faz parte o seu ex- patrão. Coincidência ou não a verdade é que no pouco tempo que mediou a remodelação de Secretários aconteceu que o grupo AFA, dono do Savoy, já foi autorizado, pelo Governo, a aumentar o numero de camas, inesperadamente M. Albuquerque autoriza 24 milhões para retomar o troço da via rápida entre a Raposeira e a Ponta do Pargo e recentemente foi anunciado mais 3.5 milhões para uma nova pista de atletismo no Funchal. Serão estas as prioridades, Sr Presidente, para uma região com evidentes carências? Acredita mesmo que será o seu amigo, Pedro Calado, o super- secretário, capaz de coordenar a estrutura do Governo e salvar um barco a meter água por todos os lados? Acredita num homem que a seu lado na CMF, enquanto responsável pelas finanças, saiu apregoando um saldo positivo de 1,2 milhões de euros quando, na verdade, deixou cerca de 100 milhões de dívida? Será que este homem, agora com super-poderes, é assim tão bom nas contas? Será Pedro Calado o salvador ou o coveiro deste moribundo executivo? Aposto na segunda hipótese já que as grandes mexidas verificadas nesta remodelação, estão a dar lugar, imagine-se, a velhas figuras do jardinismo ao ponto de já se ouvir, em surdina, que não seria de admirar que esteja na forja o ressuscitar da velha FLAMA ou o urdir de uma “quinta coluna” encabeçada por uma marioneta comandada pela velha raposa a partir da Calçada do Quebra Costas. Também ficaremos expectantes a ver se os dispensados, novos deputados na ALM, Eduardo Jesus e Sérgio Marques os terão no sítio para votar contra algumas super-medidas do novo super-secretário.
Não posso terminar sem referir o “casamento” do ano entre PSD-M e CDS. Depois de tanto diabolizarem uma “geringonça” de esquerda eis que, das cinzas das autárquicas, surge uma caranguejola acéfala, de direita, alimentada pelo ressabiamento e maus resultado eleitorais, para ressuscitar uma velha AD de má memória. Em todos estes anos que o PSD-M usou e abusou de maiorias absolutas, escarneceu do CDS, de toda a oposição e até da ALM. Porém, como o CDS já não tem nada a perder não hesitou em oferecer o ombro ao seu inimigo figadal depois de jurar a pés juntos nunca apoiaria o PSD-M. Por agora a caranguejola já funcionou na freguesia de S. Gonçalo e na CMF mas vamos ver o que nos reserva os próximos capítulos até 2019?

Sem comentários:

Enviar um comentário