segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

O BADALADO CASO BANIF

O badalado caso Banif | DNOTICIAS.PT



O badalado caso Banif

 
Juvenal Rodrigues
3 comentários
Ferramentas
+a  a  -a
Li no DN que o Dr. Miguel de Sousa, pessoa com conhecimento de causa por ter pertencido à Assembleia Geral do Banif, pedia para ser ouvido pela Comissão de inquérito ao Banif, inferindo que o caso não é comédia é terror e reforçando que “é preciso que sejam ditas umas verdades quanto à escandalosa decisão sobre o Banif.
Pois, venham elas Sr.  Deputado, todos precisamos saber. Que este caso nada tem de transparente já todos nós percebemos e percebemos ainda que deveria ser alvo de uma investigação profunda e ser bem explicado. As dúvidas são enormes e são muitas: Como é que o Banco em julho de 2013, já intervencionado pelo Estado em 60 ou 61%, emite ações a 1cêntimo com a conivência do BdP, da CMVM e do Governo de então sabendo, pelos vistos, que o Banco não era sólido? 
Como é que um Banco que estava a dar lucro (segundo o seu administrador Tomé Velosa) foi vendido à pressa e a preço de saldo? Como é que um Banco do qual o Governo era sócio maioritário, a deixa cair traindo a confiança dos depositantes que confiaram nos discursos do 1º Ministro e do P. da República? Como é que o Santander compra a parte do filete, por uma bagatela de 150 milhões e deixa os ossos para os investidores com a agravante de deixar ainda mais 2 ou 3 mil milhões às costas dos contribuintes, qual a explicação para tamanho descalabro? Isto já não vai lá apenas com uma Comissão de Inquérito, já exige a intervenção do Ministério Público até que tudo isto seja bem clarificado. Nas bocas do mundo já anda também o BPI, até parece haver um complô para tramar a Banca. Apesar da boa vontade (?) ninguém sabe -como sempre- como remediar o “roubo” que fizeram aos investidores, alguns em vias de serem espoliados em parte ou toda a poupança de uma vida.
Pois eu sem ser economista, sugiro o seguinte: se o Santander comprou a parte boa do Banif compre também o resto substituindo as obrigações que eram do Banif por um produto seu- acho que também devem ter produtos financeiros. As ações voltariam a ser cotadas em bolsa, agora com o nome Santander em vez de Banif. E não nos venham dizer que não pode ser assim, que não funciona assim, bla, bla, bla, o que não funciona é “roubarem” as poupanças de cada um, provocando desespero, suicídios e mais miséria. Não acredito que o Totta perca dinheiro com esta solução mas se perder são os riscos inerentes ao negócio que eles fizeram.
PS: Perante tanta corrupção uma associação para defesa dos lesados da Banca ganha agora mais legitimidade, urgência e força.
3

Comentários

Este espaço é destinado à construçăo de ideias e à expressăo de opiniăo.
Pretende-se um fórum construtivo e de reflexăo, năo um cenário de ataques aos pensamentos contrários.
Quando referi o nome do administrador do Banif Tomé Velosa queria obviamente referir Jorge Tomé. Pelo lapso as minhas desculpas ao visado e aos leitores do DN.
Neste país a corrupção predomina e níveis nunca vistos! Gostaria de assistir a uma trabalho sério por parte dos jornalistas deste país (incluindo os de cá), no sentido de divulgarem os casos que surgiram depois da expo 98, ou seja há 20 anos. Com certeza que irão concluir que, 90% dos indivíduos direta ou inderetamente estiveram/estão ligados a partidos políticos. O povo tem pago com miséria, desemprego, diminuição de qualidade de vida, baixos salários, diminuição brutal da taxa de natalidade, diminuição da qualidade dos serviços de saúde, emigração brutal, suicídios, crimes etec. Num país desenvolvido, tenho a certeza que a maioria destes autores estavam presos, no entanto, que eu saiba, preso efetivo por corrupção só tenho conhecimento do Vale e Azevedo. Os restantes aguardam em prisão preventiva, os processos prescrevem etec
O Sr. Juvenal faz uma série de observações/questões pertinentes ao que eu acrescentaria uma. Refiro-me à recuperação do $$$. Alguém ficou com a "massa"... Existem empresas especialistas em recuperar $$$ nestas situações, garantindo que o fazem em, pelo menos, 80%. Porque será que se anda a entreter o povo com o inquirir sobre qual foi o mais culpado e não se concentram os esforços em recuperar o $$$ nem que para isso se tenha que ir ao património pessoal de que tomou decisões danosas e ou beneficiou delas?!

Sem comentários:

Enviar um comentário