domingo, 1 de dezembro de 2013

O ESVANECER DA QUIMERA



O esvanecer da quimera

Este regime laranja, já em estertor, procura ainda deixar bem instalados os seus fieis correligionários

 
Juvenal Rodrigues
2 comentários

Interessante
Achou este artigo interessante?
 
Foi uma noite longa, fria e escura com 36 anos mas como não à mal que sempre dure os madeirenses começam finalmente a assistir ao esvanecer da quimera no dia 29.09.13. a revolução dos cravos chegava finalmente. O U.I. e os donos da Madeira nova engoliram a sua arrogância ao serem derrotados pelos “patas rapadas” encerrando assim um capítulo negro (politicamente falando) da nossa História.  
Este povo, que durante estes anos ingenuamente alimentou uma utopia, foi às urnas dizer que estavam fartos de humilhações e de imposições ditatoriais e que acabou o tempo dos senhores intocáveis. Estes jamais voltarão a nos pôr a canga  porque a população aprendeu a lição e gritaram bem alto: ditadura nunca mais! 
Em desespero de causa aqueles  que toda a vida viveram na mesa farta deste regime ainda farão tudo, nas Câmaras e Juntas de Freguesia, para desacreditarem os novos governantes e fazerem crer que o povo se enganou ao escolher a mudança. Verdade seja dita que os estigmas herdados levarão o seu tempo a desvanecer mas os homens e mulheres de boa  vontade, agora eleitos, hão-de ter arte para escrever um capítulo novo da história da Madeira tratando os cidadão como pessoas até mesmo os mais desfavorecidos.    
Esta tomada de posse da CMF, ao contrário dos outros atos simbólicos, teve  participação popular, teve sorrisos, teve abraços e teve uma alegria expontânea de quem à muito tempo não participava num ato de democracia. Os presentes perceberam que a CMF já não era um dos tentáculos do polvo instalado na Quinta Vigia e que outros concelhos também se libertaram. Pena foi a agora “costa laranja” não ter optado também pela libertação mas lá chegarão. 
O dr. Jardim, igual a si próprio, poderá continuar, com a arrogância que o caracteriza, a retirar estradas municipais à CMF e poderá até, por retaliação, retirar os jardins de Stª Luzia já que a raiva está a corroer-lhe as entranhas e já não sabe o que faz para se vingar. Percebeu que a Madeira já não é sua quinta nem os madeirenses são seus escravos porque se fartaram de tirania, prepotência, arrogância, perseguições políticas e vinganças mesquinhas. 
Este Dr. Jardim depois de colocar a Madeira na bancarrota e empurrar os problemas com a barriga é o mesmo que agora foge para Estrasburgo e deixa o povo entregue à sua sorte sem apresentar uma única solução para o problema da fome e do desemprego mas quando lhe convinha apregoava no Chão da Lagoa que defendia a Madeira e os madeirenses. A mim nunca me enganou.   
Este regime laranja, já em estertor,  procura ainda deixar bem instalados os seus fieis correligionários como aconteceu recentemente com os dois ex-autarcas que perderam a CM Santana e serão colocados, como assessores, na S.R E. Que sorte tiveram num tempo tão difícil para conseguir emprego! Outros se seguirão porque é tempo de salvaguardar os interesses dos fieis servidores do regime até 2015. Entretanto o U.I. vai cozendo em lume brando até perceber que os cemitérios estão cheios de insubstituíveis e que a Madeira é perfeitamente governável sem ele.  Os outrora companheiros de partido, agora com a “casa a arder” ,já não o querem e a população já não o tolera. 
Infelizmente para a Madeira e os madeirenses vaticino tempos difíceis e acredito que as Câmaras e Juntas de Freguesia, agora eleitas,  terão dificuldade acrescida. Primeiro porque será difícil o entendimento com o Governo Regional. Segundo porque os depauperados cofres das autarquias ficaram “limpos. Terceiro  porque a maioria delas não têm uma maioria absoluta e terão que fazer acordos com os que perderam, gente do PSD  que agora farão tudo para dificultar a vida aos novos dirigentes. Mas também estou convicto que os madeirenses amadureceram bastante com esta experiência de 3 décadas e meia e que se tal acontecer, ou seja, se os saudosos do regime quiserem boicotar a vontade popular a população não hesitará em arrasar de vez com o PSD-M.   
Como nota final apenas um apontamento: Sempre que se aproxima o Natal, a Páscoa ou época de verão voltam os vergonhosos e especulativos preços nos transportes aéreos subindo até quase 500€ uma passagem entre o Continente e a Madeira quando se viaja para frança ou Inglaterra por 49€  Como podem os estudantes e outros familiares residentes no continente visitar as famílias? Como incentivar o turismo para os continentais? Quando pararão os especuladores de estrangular a já débil economia da Madeira? 

Sem comentários:

Enviar um comentário